sábado, 27 de dezembro de 2008

Siamês




Gato siamês é uma raça de gato, considerada nobre em muitos países.

Caracteres físicos

Origem

Os Siameses são originais do antigo Sião, hoje Tailândia. Os criadores os modelaram de um gato robusto e forte para o gato magro e delicado que é hoje. Na Tailândia (antigo Sião), que os ocidentais viram esses gatos pela primeira vez. Eles ficavam cuidadosamente protegidos no palácio real de Bangkok. Foram levados para a Inglaterra em 1884 e daí se espalharam para outras partes do mundo.

Pelagem

Curta e aderente ao corpo, textura fina, mas densa e brilhante.

Cor

As cores podem variar da seguinte forma:

Corpo: branco (enquanto crias), branco sujo ou mesmo creme.

Extremidades: castanho muito escuro (quase preto), cor de chocolate, e raramente azul (acinzentado) ou lilás (acinzentado).

As características mais marcantes são as zonas de coloração mais escura, que cobrem a máscara, orelhas, pernas, patas, cauda e no saco escrotal (no caso de ser um macho). Essas zonas, também chamadas de "pontas", "marcações", "marcas" ou "sinais" e são identificadas com o termo inglês adotado universalmente: points ou colourpoints. A cor do point contrasta com a do resto do corpo que é branco ou sombreado.

As cores mais escuras resultam de uma mutação numa enzima, a tirosinase, envolvida na produção de melanina. Esta enzima mutada é sensível à temperatura, o que quer dizer que só é activa nas zonas mais frias (por norma as extremidades) ficando essas áreas escuras porque só é produzida a melanina nessas regiões. Mais recentemente têm sido apresentadas outras variações.

Corpo

Longilíneo, de porte médio, com membros posteriores longos e finos, levemente mais altos do que os anteriores; pés pequenos e ovais; musculatura forte; movimentos elegantíssimos, até arrogantes.

Cabeça

O gato siamês moderno deve ter a cabeça em forma de triângulo perfeito - larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direção do queixo, com contornos delicados; pescoço alongado; orelhas de base larga terminadas em ponta; nariz longo e recto como uma continuação da fronte.

Olhos

Oblíquos em forma de amêndoa, inclinados na direcção do nariz. Olhos de cor azul.

Cauda

Já houve quem afirmasse que a cauda curta era sinal de pureza asiática, e outros que diziam tratar-se de uma degeneração ou mesmo um defeito. A descrição oficial das entidades dos EUA é: "longa, fina, em forma de fuso, pontiaguda na extremidade".

Segundo uma outra lenda, a curva da cauda é atribuída às princesas do Sião, que confiavam os próprios anéis aos gatos. Essas jóias eram enfiadas nas caudas dos siameses. Assim, para evitar que caíssem, desenvolveu-se a famosa curvatura da cauda.

Comportamento

É um gato de psicologia complexa, freqüentemente imprevisível em suas reações. De um dia para outro, suas maneiras de amar, brincar ou conceber a vida podem mudar radicalmente. Todavia, é um animal extraordinário, vivaz, exuberante, corajoso, domesticável, invejoso, intrometido, bastante amável e arisco.

Principalmente, no período dos cios, emite miados e uivos pouco graciosos, semelhantes aos de uma criança recém-nascida. A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o siamês o título de "príncipe dos gatos" (por Fernand Méry), mas é o miado forte e a personalidade incomum que realmente o distinguem. Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato - pode passear atado numa coleira e chega a exibir o comportamento típico de "ir buscar". É fiel, ciumento mas adora ser acariciado, especialmente na zona do pescoço. Mas, como todo gato, ele às vezes age de modo estranho, num instante é capaz de passar da maior frieza às mais vibrantes expressões de afecto.

A fêmea requer cuidados especiais. No cio, ela fica quase histérica. Pode rolar pelo chão, gemendo, ou correr pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontrar pela frente. Ela deve acasalar mais cedo possível. Um mês depois do acasalamento, as suas tetas começam a inchar e os filhotes podem ser sentidos no seu ventre. Eles nascem brancos e vão mudando de cor à medida que crescem.

Dono ideal

Em geral, concede o seu total afecto a um só membro da família, demonstrando até indiferença pelos outros. Separado do dono, seria capaz de morrer, mostrando uma (quase) total dependência dele. Considerando-se seu comportamento hipersensível, deve ser tratado com doçura. Quando adulto, dificilmente tolera a presença de outros gatos jovens, apesar de não faltarem os casos de boa convivência. É importante ressaltar que o Siamês e o Persa são as raças mais procuradas para gatos de companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário