sábado, 20 de dezembro de 2008

Gato Devon Rex


Tipo de Pêlo

Curto, fino, macio, ondulado e encaracolado.

Temperamento

São companheiros vivos, amistosos e brincalhões.


Introdução

O Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pêlo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina. O Devon Rex surgiu numa altura em que o Cornish Rex alcançava notoriedade nas exposições de 1960, daí pensar-se que a 2ª mutação do Rex fosse uma forma de Cornish Rex. No entanto, do acasalamento destes gatos não resultou qualquer cria Rex, confirmando a sua diferença genética. A pelagem do Devon Rex é distintiva, pois apresenta camadas de pêlos superiores e de subpêlo, sendo estes mais retorcidos do que os de mutação Cornish. A criação do Devon Rex surgiu a partir de 1960, na Grã-Bretanha, quando em Devon, Inglaterra, uma mulher usando um gato bege de pêlo encaracolado, acasalou-o com a sua gata. Uma das crias resultantes surgiu então com o pêlo semelhante ao do progenitor, encaracolado. O Devon Rex foi reconhecido pela primeira vez em 1967.


Origem e História

Chamado o "E. T." do mundo do gato, o primeiro gatinho Devon Rex nasceu em 1960 em Devon na Inglaterra, perto de Cornwall, quando uma mulher notou a presença de um gato grande e de pêlo crespo perto de sua casa. Ao adoptar o felino, resolveu cruzá-lo com sua gata e um dos filhotes apresentou a pelagem idêntica a sua, crespa e ondulada.

Caracteristicas e Cores

Para que seja um verdadeiro Devon Rex deve apresentar uma pelagem macia, fina, curta, ondulada e crespa, é um gato de corpo esguio e pernas longas.

Temperamento

Embora a maioria dos gatos abane a cauda de um lado para o outro como sinal de inquietação, o Devon Rex faz isso quando está contente. Outra característica única presente na raça. Além disso, foi apelidado de "gato Poodle" pelo seu comportamento, sua personalidade dedicada e seu pêlo encaracolado.

É inteligente, extrovertido e afectuoso, tal como o Cornish Rex é uma boa companhia para quem sofre de alergias ou asma, sempre divertido e curioso, ágil e activo, mia muito e gosta de exercício.

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, Daniele. Você o abandonou?... Crio dois gatos, ambos 'de rua', mas um deles tomou aparência de gato de raça: engrossou a cauda, o pelo tornou-se abundante e muito macio. O peito principalmente. É lindo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi amei seu blog. tb adoro gatos. bjssss vera

    ResponderExcluir